Pico da Pedra, 187 anos de elevação a freguesia comemorados com solenidade

A sede da Junta de Freguesia de Pico da Pedra viu o seu salão repleto para a realização da sessão solene evocativa do 187.º aniversário de elevação do lugar a freguesia, comemorado anualmente a cada dia 16 de junho.

Com a mesa de honra a ser composta pelo Diretor Regional da Cooperação com o Poder Local, Dr. Octávio Torres, em representação de S. Exa. o presidente do Governo dos Açores, pelo presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Dr. Alexandre Gaudêncio, pelo presidente da Assembleia de Freguesia de Pico da Pedra, Dr. André Oliveira e ainda pelo senhor Gilberto Bernardo, orador convidado, Fábio Bernardo, presidente da Junta de Freguesia, dirigiu-se à mesa e convidados, traçando um retrato da freguesia cuja junta preside e recordando que, apesar do trabalho meritório em prol da freguesia e suas gentes realizado pelos anteriores elencos executivos, muito ainda há a fazer.

Aproveitou, por isso, o momento para reivindicar soluções para a procura crescente de vagas nos Centros de Atividades de Tempos Livres existentes na freguesia, para a asfaltagem, iluminação e dotação de rede de saneamento básico de artérias onde se estão a construir moradias, soluções para a falta de estacionamento e ainda o início das obras da nova sede da Filarmónica Aliança dos Prazeres, entre outras necessidades da freguesia.

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, realçou o exemplo que é o Pico da Pedra para o concelho e que a dinâmica imposta pela sua Junta de Freguesia deverá ser o mote para o que o Governo dos Açores aposte na descentralização e maior delegação de competências nos órgãos autárquicos, como são as juntas de freguesia e as câmaras municipais. Anunciou igualmente o arranque de alguns projetos na freguesia, ligados à educação, ao desporto, à habitação e à cultura.

Octávio Torres, Diretor Regional da Cooperação com o Poder Local, anunciou novidades ao nível da delegação de competências nos órgãos autárquicos, uma medida que estará para ser aprovada em sede da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, para depois ser efetivada junto dos respetivos órgãos.

A sessão solene realizada serviu ainda para homenagear entidades e pessoas que se destacaram pelos seus feitos para com o Pico da Pedra e as suas gentes. Este ano foi homenageada a Cooperativa de Consumo do Pico da Pedra, a quem foi atribuída uma placa comemorativa, após ter sido feito uma resenha história da sua fundação e principais marcos pelo senhor Gilberto Bernardo.

A sessão solene evocativa do 187.º aniversário de elevação do Pico da Pedra a freguesia ficou concluída com a interpretação, por parte da Filarmónica Aliança dos Prazeres, do hino do Pico da Pedra, frente à Junta de Freguesia.