25 de abril comemorado no Pico da Pedra

A Junta de Freguesia de Pico da Pedra irá realizar um conjunto de iniciativas com o objetivo de comemorar o 48.º aniversário do golpe levado a cabo por vários militares, que permitiu a Portugal passar a viver em democracia e liberdade.

A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933, e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, assim como terminar o envio de tropas para as colónias portuguesas em África, onde decorria a Guerra do Ultramar, e dessa forma acabar com a mesma.

Do programa das atividades, destaca-se a realização pelas 10:00, dum momento infantil composto por elaboração de desenhos em giz no pavimento da Rua Padre António Furtado Mendonça (por detrás da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres), onde haverá animação infantil com pula-pulas, pinturas faciais, modelagem de balões e ainda a presenças das mascotes PANDA e PATETA (Disney).

O Museu Local do Pico da Pedra exporá um conjunto de registos fotográficos e documentais com a temática do 25 de abril.

Pelas 17:00, realiza-se no campo de jogos Octaviano Mota, localizado nos jardins da Casa do Povo do Pico da Pedra, um jogo de futebol intitulado de “Jogo da Liberdade”.

O executivo da Junta de Freguesia de Pico da Pedra convida toda a população a tomar parte das comemorações do 48.º aniversário da Revolução de 25 de abril, participando nas iniciativas programadas.

Este é o cartaz dos eventos.