Projeto “Expressividade” visita Pico da Pedra

Fábio Bernardo, presidente da Junta de Freguesia de Pico da Pedra, esteve presente nos workshops realizados na manhã desta segunda-feira, 10 de outubro, na Escola Básico do 1.º ciclo/Jardim de Infância António Augusto da Mota Frazão, no Pico da Pedra.

A iniciativa, organizada pela Vidaçor – Associação de Desenvolvimento Comunitário, com sede em Rabo de Peixe, contou igualmente com a presença do seu responsável, Rui Tavares e com José António Garcia, vereador para a Cultura, Juventude e Desporto da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

De acordo com a Associação, as artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento pessoal, social e emocional do aluno, sendo, por isso, formas de saber que articulam a imaginação, razão e a emoção que influenciam o modo como se aprende, como se comunica e como se interpreta o quotidiano.

Trazê-las para o ambiente escolar, contribui claramente para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento. Por isso, a expressão plástica, a expressão musical e a expressão dramática são alguns dos ingredientes que compõem a motricidade do projeto “Expressividade.”

Esses ingredientes artísticos são desenvolvidos, de modo multidisciplinar, de acordo com o currículo das expressões do 1º ciclo do ensino básico, em articulação com as restantes áreas do conhecimento e comunidade.

O projeto “Expressividade” tem como finalidade a promoção do desenvolvimento integral das crianças, ajudando-as a sedimentar e a desenvolver novos saberes. Pretende igualmente promover o sucesso educativo, combatendo os comportamentos desajustados na sala de aula e potenciar a relação da criança com a comunidade envolvente.