Notícias

Mensagem de Natal do Presidente da Junta de Freguesia de Pico da Pedra

Caros Pico-pedrenses,

Nesta quadra natalícia, aproveito esta oportunidade para manifestar, em meu nome e de todo o executivo da Junta de Freguesia do Pico da Pedra, o desejo de Boas Festas, em tempo de paz, de partilha, de união familiar e de solidariedade.

No aconchego da família, a quadra Natalícia é sempre propícia a uma reflexão de amor e de fraternidade, para com os mais desfavorecidos e para os que sofrem na doença, na solidão e para com os que, por diversos motivos, se veem privados de marcar presença junto dos que lhes são queridos.

Para além da dimensão festiva desta data, faço votos para que este período, proporcione a todos, um espaço de paz e de reflexão relativamente às relações que mantemos com os outros e com a comunidade a que pertencemos. Julgo que hoje, mais do que nunca, a nossa sociedade precisa de um renovado espírito de solidariedade. Através de atos simples podemos melhorar a vida do nosso próximo. Ao fazê-lo estaremos a contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. Devido a pandemia que assola o mundo desde 2019, o Natal será seguramente vivido de forma diferente por todos nós. Se para uns será uma época de esperança, de alegria e de solidariedade, para outros será uma época vivida com amargura, tristeza e preocupação, em consequência das dificuldades económicas ou da ausência da família e amigos, ou até mesmo por falta de saúde. É precisamente nestes tempos mais difíceis que temos que ter ainda mais força, mais garra, mais determinação para conseguirmos superar os inúmeros problemas que nos forem surgindo, sejam, eles de que natureza forem. Vamos fazer deste Natal um ponto de viragem. Com uma nova luz ao fundo do túnel, para que o novo ano que se avizinha e que se deseja mais feliz, seja um ano não só de melhoria da qualidade de vida de todos, onde os mais desprotegidos e desfavorecidos sejam ainda mais acarinhados e apoiados, mas também seja um ano de muitas concretizações pessoais e comunitárias.

Não podendo esquecer de forma nenhuma uma palavra de carinho e amizade a toda a nossa diáspora que com muita saudade da sua família e das suas tradições e costumes, não pode estar presente neste Natal na terra que os viu nascer.

A Junta de Freguesia do Pico Da Pedra, deseja a todos os picopedrenses, forças vivas da nossa freguesia, aos nossos colaboradores e voluntários, um santo e feliz Natal e um próspero ano novo.

 

Boas Festas!

 

Fábio Bernardo

Presidente da Junta de Freguesia do Pico da Pedra

 

Junta de Freguesia de Pico da Pedra comemorou 50 anos de abril

O executivo da Junta de Freguesia de Pico da Pedra realizou um conjunto de atividades por forma a assinalar condignamente o 50.º aniversário da revolução levada a cabo por um conjunto de militares em 25 de abril de 1974, terminando um ciclo de 40 anos de ditadura política, permitindo à população portuguesa viver em democracia e liberdade, mas ao mesmo tempo sendo o passo necessário para terminar com 14 anos de conflito ultramarino, na denominada “guerra colonial” que teve como teatro de operações Angola, Moçambique e Guiné.

Das atividades propostas e realizadas, pela manhã, a Rua Padre António Furtado Mendonça, foi o palco escolhido para animar os mais novos, com os já tradicionais desenhos de giz alusivos ao dia da Liberdade, mas também com pula-pulas e presença de mascotes Disney, onde também não faltou o habitual lanche oferecido a todos os “pequenotes” que por lá se foram divertir.

Pelas 11h00, deu-se o momento alto das comemorações com descerramento de painel de azulejos alusivo à efeméride da autoria de Gilberto Bernardo, em cerimónia que teve lugar no Largo do Trabalhador e que foi abrilhantada pela Filarmónica Aliança dos Prazeres que, no local, interpretou o hino nacional.

À tarde, foi tempo de se praticar desporto, com a realização da 2.ª edição do mini-torneio de futsal “Liberdade”, que juntou vários participantes, num bom momento de confraternização e amizade, tendo o mesmo sido realizado no campo de jogos “Octaviano Mota”

A Junta de Freguesia de Pico da Pedra agradece a todos os que se deslocaram aos vários locais e engrandeceram os eventos aí realizados com a sua presença, assim como a todas as entidades que colaboraram com as várias iniciativas, destacando a Casa do Povo do Pico da Pedra, o Vitória Clube do Pico da Pedra, a Filarmónica Aliança dos Prazeres e o Agrupamento 1144 do Corpo Nacional de Escutas, entre outros.

 

Projeto “O meu primeiro estojo” prossegue no Pico da Pedra

O executivo da Junta de Freguesia de Pico da Pedra, no ato representado pelo seu presidente, Fábio Bernardo, e pelo seu tesoureiro, Marco Pires, procederam à entrega de kits “O meu primeiro estojo” aos alunos do 1.º ano da Escola Básica 1/Jardim de Infância Professor António Augusto da Mota Frazão.

 

Com o arranque do novo ano letivo, a Junta de Freguesia procede, desde a sua eleição, à entrega simbólica de material escolar a esses alunos, como forma de lhes dar as boas-vindas a uma nova etapa das suas vidas, mas também a auxiliar, ainda que de forma muito simbólica, os seus agregados familiares.

 

O momento foi igualmente aproveitado para premiar o melhor aluno do 4.º ano de escolaridade, tendo sido vencedora a aluna Filipa Medeiros que foi premiada com um computador portátil.

 

O executivo da Junta de Freguesia de Pico da Pedra aproveitou para desejar a todos os alunos um excelente ano letivo, repleto dos maiores sucessos, assim como felicitou uma vez mais o profissionalismo do corpo docente daquele estabelecimento de ensino pela forma como tem transmitido conhecimentos aos seus alunos.

Alunos do 3.º ano de escolaridade visitaram a Junta de Freguesia

Duas turmas de alunos da Escola Básica 1/Jardim de Infância Professor António Augusto da Mota Frazão visitaram, ao início da tarde desta sexta-feira, 6 de outubro, a sede da Junta de Freguesia do Pico da Pedra, tendo sido recebidos por Fábio Bernardo e Inorinda Duarte, presidente e secretária daquele órgão autárquico, respetivamente.
O propósito da visita foi conhecer mais sobre o Pico da Pedra, nomeadamente sobre a sua história, mas também sobre o dia-a-dia da freguesia e da sua Junta de Freguesia, uma atividade inserida no plano educativo para aquele ano de escolaridade, conforme promovido pelas suas docentes.
Fábio Bernardo respondeu a questões colocadas pelos alunos, tendo registado como muito positivas as mesmas e a curiosidade demonstrada pelo Pico da Pedra. O autarca aproveitou o momento para apelar às crianças, numa mensagem que pretende que passe para todas as faixas etárias, para a adoção de boas práticas na triagem de resíduos e na limpeza da freguesia.
A Junta de Freguesia de Pico da Pedra agradece ao corpo de docentes da Escola Básica 1/Jardim de Infância local a oportunidade concedida em abrir portas e falar da freguesia e da instituição que é a Junta de Freguesia, encontrando-se ao dispor para futuras iniciativas do género.